Você sabia que todos os anos 1.600 brasileiros têm o pênis amputado por causa do câncer de pênis? A principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância. Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.
Para conscientizar os homens e erradicar o câncer de pênis do Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou o perfil Lave o Dito Cujo no Instagram, uma ação da campanha Novembro Azul, em parceria com m parceria com os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro. Desde o dia 1º de janeiro, estão sendo publicadas ilustrações e sinônimos de pênis no perfil @laveoditocujo .
Para saber mais sobre o câncer de pênis, clique aqui.
Fatores de risco
Alguns fatores de risco estão relacionados ao câncer de próstata, confira:
- Idade elevada (acima dos 50 anos) é o principal fator de risco;
- Casos de câncer de próstata na família;
- Apresentar sobrepeso ou obesidade;
- Sedentarismo;
- Homens negros;
- Tabagismo pode aumentar a incidência de mortes em pacientes com a doença.
PESQUISA SAÚDE DO HOMEM
Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Segundo o Ministério da Saúde, a Covid-19 é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).
Por ter a saúde do homem como uma de suas bandeiras, o Instituto Lado a Lado pela Vida resolveu investigar como a pandemia afetou a saúde da população masculina brasileira. Ao responder a pesquisa "Você e a Covid-19 - A saúde do homem na pandemia", você ajudará o Instituto LAL a contribuir mais ainda com a discussão de políticas públicas voltadas para a população masculina brasileira.
Desde sua fundação, em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) realiza a iniciativa para promover a mudança de comportamento dos homens em relação à saúde. Em 2011, a campanha Novembro Azul foi lançada pelo LAL no país, para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.